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Poder de mercado e estratégias de negociação no mercado de energia elétrica:
Uma visão de mercado
Autor (es) Reinisch, W; Tezuka, T
IEEE TRANSACTIONS ON POWER SYSTEMS (2006),
21 (3): 1180-1190
Data de Emissão2006-08
URLhdl. handle / 2433/50252
(C) 2006 IEEE. É permitido o uso pessoal deste material.
TRANSACÇÕES SOBRE SISTEMAS DE ENERGIA, VOL. 21, NO. 3, AGOSTO DE 2006
Poder de Mercado e Estratégias de Negociação
Mercado de eletricidade: uma visão de mercado
Walter Reinisch e Tetsuo Tezuka
Resumo - Neste artigo, examinamos a eletricidade de leilão
Mercados do ponto de vista de uma empresa de
Avaliar o design do mercado. Estratégias de negociação ideais sob un-
Certeza são desenvolvidas abolindo a suposição generalizada
Que uma única empresa não tem influência no preço de mercado. o
As estratégias de negociação resultantes explicam os altos preços e
Volatilidade observada nos mercados reais de leilões de eletricidade e
Em que medida as empresas de energia podem manipular o preço de mercado.
Da concorrência. Embora a introdução da concorrência
Que os preços da electricidade são mais baixos e mais eficientes
Produção, muitos países experimentam agora o mercado de
Preços mais altos do que o esperado por considerações econômicas.
A razão para estas ineficiências de mercado é, em comum
Senso de literatura, poder de mercado e concorrência insuficiente:
As grandes empresas podem influenciar o preço de mercado através
estratégia. Além disso, mesmo os pequenos fornecedores parecem
Para exercer poder de mercado em tempos de forte função de suprimento
[1], e os fornecedores não têm qualquer incentivo para
Custo [2]. Para resolver esses problemas, algumas mudanças foram
Aplicada aos mercados da electricidade, e diferentes abordagens
Têm sido discutidos em trabalhos de pesquisa. Existem basicamente quatro
Solução. A fim de aumentar a concorrência, uma solução
Aumentar o número de participantes do mercado dividindo
Empresasmodernas, splitcapacitydebigcompanies,
Ou aguardar nova entrada [3].
Em segundo lugar, uma alteração na estrutura do leilão pode resultar em
Menos chance de exercer poder de mercado [4]. Ren e Galiana
[5], [6] comparam as duas estruturas de leilão pay-as-bid e
Um preço uniforme e concluir que o sistema de pagamento por oferta tem
Os autores estão com a Escola de Pós-Graduação em Ciências Energéticas, Universidade de Kyoto.
Sity, Kyoto 606-8501, Japão.
Uma terceira via é introduzir a gestão do lado da procura para
Finalmente, como último recurso, a introdução de limites de preços pode tentar
Para forçosamente manter os preços baixos. No entanto, esta abordagem
Mercado da electricidade na Califórnia [1], [7] e pode conduzir a
Problemas de mobilidade [8].
Para explicar os altos preços de mercado, podemos
Teoria dos jogos, que conhece quatro situações diferentes entre
Concorrentes [9]: jogos cooperativos e não cooperativos, tanto
Que seja com conflito ou sem conflito. Uma vez que a cooperação
É ilegal, há dois casos deixados a considerar.
Em um jogo não cooperativo com conflito, que é o
Hipótese em toda a literatura sobre poder de mercado, uma
Estarem em conflito com empresas concorrentes quando
Decidir o preço de licitação porque a estratégia do concorrente é
desconhecido. Devido a essa suposição de uma certa quantidade de
Petição, a única possibilidade de alcançar preços de mercado
Em utilizar uma vantagem na competição devido ao excesso de
Capacidade de geração. Isso leva à discussão
De poder de mercado [4] e às novas estratégias comerciais que utilizam
Mercado para obter receitas mais elevadas [10], [11].
Em um jogo não cooperativo sem conflito, as empresas
Influenciar o preço de mercado sem comunicação. Eles podem
Preço a um preço superior ao custo marginal sem considerar a
Estratégias dos concorrentes. Se um mercado acabar por cair neste
Jogos, não é competitivo, e as mudanças no mercado
Estrutura são necessárias. Uma vez que não podemos excluir a possibilidade
De um jogo sem conflito, investigamos quais as condições
A cumprir para alcançar um estado onde o preço de licitação ótimo
É igual ao custo marginal. Nesse ótimo estado de
Empresa não tem mais influência sobre o preço de mercado.
Portanto, as condições resultantes também definem um mercado de
REINISCH E TEZUKA: ESTRATÉGIAS DE PODER DE MERCADO E NEGOCIAÇÃO1181
Densidade. Não são necessários mais pressupostos
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