Tuesday, November 8, 2016

Poder de mercado e estratégias de negociação no mercado elétrico uma visão de design de mercado

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Poder de mercado e estratégias de negociação no mercado de energia elétrica:


Uma visão de mercado


Autor (es) Reinisch, W; Tezuka, T


IEEE TRANSACTIONS ON POWER SYSTEMS (2006),


21 (3): 1180-1190


Data de Emissão2006-08


URLhdl. handle / 2433/50252


(C) 2006 IEEE. É permitido o uso pessoal deste material.


TRANSACÇÕES SOBRE SISTEMAS DE ENERGIA, VOL. 21, NO. 3, AGOSTO DE 2006


Poder de Mercado e Estratégias de Negociação


Mercado de eletricidade: uma visão de mercado


Walter Reinisch e Tetsuo Tezuka


Resumo - Neste artigo, examinamos a eletricidade de leilão


Mercados do ponto de vista de uma empresa de


Avaliar o design do mercado. Estratégias de negociação ideais sob un-


Certeza são desenvolvidas abolindo a suposição generalizada


Que uma única empresa não tem influência no preço de mercado. o


As estratégias de negociação resultantes explicam os altos preços e


Volatilidade observada nos mercados reais de leilões de eletricidade e


Em que medida as empresas de energia podem manipular o preço de mercado.


Da concorrência. Embora a introdução da concorrência


Que os preços da electricidade são mais baixos e mais eficientes


Produção, muitos países experimentam agora o mercado de


Preços mais altos do que o esperado por considerações econômicas.


A razão para estas ineficiências de mercado é, em comum


Senso de literatura, poder de mercado e concorrência insuficiente:


As grandes empresas podem influenciar o preço de mercado através


estratégia. Além disso, mesmo os pequenos fornecedores parecem


Para exercer poder de mercado em tempos de forte função de suprimento


[1], e os fornecedores não têm qualquer incentivo para


Custo [2]. Para resolver esses problemas, algumas mudanças foram


Aplicada aos mercados da electricidade, e diferentes abordagens


Têm sido discutidos em trabalhos de pesquisa. Existem basicamente quatro


Solução. A fim de aumentar a concorrência, uma solução


Aumentar o número de participantes do mercado dividindo


Empresasmodernas, splitcapacitydebigcompanies,


Ou aguardar nova entrada [3].


Em segundo lugar, uma alteração na estrutura do leilão pode resultar em


Menos chance de exercer poder de mercado [4]. Ren e Galiana


[5], [6] comparam as duas estruturas de leilão pay-as-bid e


Um preço uniforme e concluir que o sistema de pagamento por oferta tem


Os autores estão com a Escola de Pós-Graduação em Ciências Energéticas, Universidade de Kyoto.


Sity, Kyoto 606-8501, Japão.


Uma terceira via é introduzir a gestão do lado da procura para


Finalmente, como último recurso, a introdução de limites de preços pode tentar


Para forçosamente manter os preços baixos. No entanto, esta abordagem


Mercado da electricidade na Califórnia [1], [7] e pode conduzir a


Problemas de mobilidade [8].


Para explicar os altos preços de mercado, podemos


Teoria dos jogos, que conhece quatro situações diferentes entre


Concorrentes [9]: jogos cooperativos e não cooperativos, tanto


Que seja com conflito ou sem conflito. Uma vez que a cooperação


É ilegal, há dois casos deixados a considerar.


Em um jogo não cooperativo com conflito, que é o


Hipótese em toda a literatura sobre poder de mercado, uma


Estarem em conflito com empresas concorrentes quando


Decidir o preço de licitação porque a estratégia do concorrente é


desconhecido. Devido a essa suposição de uma certa quantidade de


Petição, a única possibilidade de alcançar preços de mercado


Em utilizar uma vantagem na competição devido ao excesso de


Capacidade de geração. Isso leva à discussão


De poder de mercado [4] e às novas estratégias comerciais que utilizam


Mercado para obter receitas mais elevadas [10], [11].


Em um jogo não cooperativo sem conflito, as empresas


Influenciar o preço de mercado sem comunicação. Eles podem


Preço a um preço superior ao custo marginal sem considerar a


Estratégias dos concorrentes. Se um mercado acabar por cair neste


Jogos, não é competitivo, e as mudanças no mercado


Estrutura são necessárias. Uma vez que não podemos excluir a possibilidade


De um jogo sem conflito, investigamos quais as condições


A cumprir para alcançar um estado onde o preço de licitação ótimo


É igual ao custo marginal. Nesse ótimo estado de


Empresa não tem mais influência sobre o preço de mercado.


Portanto, as condições resultantes também definem um mercado de


REINISCH E TEZUKA: ESTRATÉGIAS DE PODER DE MERCADO E NEGOCIAÇÃO1181


Densidade. Não são necessários mais pressupostos


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